sexta-feira, 11 de março de 2011

Passageiro brasileiro x Passageiro europeu

Após 3 meses de muito trabalho, visitas familiares e praia, a temporada brasileira está acabando. E agradeço muito por isso e vocês vão entender o porque.
O passageiro brasileiro, diferente do europeu, adora "curtir" o navio. Ou seja, enquanto nos portos os europeus saem cedo para aproveitar o lugar, o brasileiro acorda tarde para aproveitar o navio.
O passageiro brasileiro acha tudo chique, enquanto o europeu sabe que tudo o que está lá é fruto do que ele pagou pela viagem.
O passageiro brasileiro reclama de tudo, quer tudo e ainda mais de graça. Já o europeu é paciente, mesmo sendo exigente, e entende que nada é de graça.
O passageiro brasileiro quase nunca dá gorjeta, muito menos um obrigado. Já o europeu sempre dá e faz questão de agradecer pelo serviço.
O passageiro brasileiro faz festa e zona por todos os cantos. O europeu é mais reservado e sempre respeita o espaço dos outros.
E claro que existem outras várias diferenças, mas as principais e mais importantes são essas.  Entendam que essas classificações são gerais e existem muitos exceções de pessoas que eu conheci que fazem o cruzeiro e o nosso trabalho valer a pena.
Vou sentir muita saudades dessa época e de todas as histórias e experiências que vivi aqui.
Agora rumo a Europa!
Semana que vem acaba a temporada brasileira para o Costa Serena e para muitos outros navios.
Até breve, beijos

Camila.

Agora respondendo algumas perguntas de leitores:
- Eu trabalho no room service do navio, ou seja, serviço de quarto. Tudo o que o passageiro pede na cabine e tudo relacionado a entregas sou eu quem faço.
- A travessia para a Europa é super tranquila. Lógico que tem vezes que balança um pouco, mais a viagem é sossegada e os lugares que passamos valem muito a pena conhecer. É uma ótima viagem para fazer em família.

2 comentários:

  1. camila

    qto tempo falta p/ terminar seu contrato?em algum momento vc já pensou em desistir?se sentiu "presa",sem liberdade?

    perguntou isso pq tbm qro há algum tempo trabalhar em navio...
    bjss

    ResponderExcluir
  2. Olá Camila,

    Estava procurando um blog de alguém que estivesse embarcado na função de room service e achei o seu!! rsrs

    Fiz minha primeira entrevista na Infinity e fui selecionada para a próxima fase, sendo indicada para room service na Costa também!

    Agora estou aguardando o contato da Infinity para realizar aquele curso de 2 dias que ele oferecem e, espero, fazer a entrevista com a Costa.

    Por isso queria te pedir algumas dicas. Como tudo está sendo feito no Rio e eu sou da Bahia, já to imaginando os gastos que vou ter caso seja bem sucedida na entrevista com a companhia... rsrs

    Outra dúvida que tenho é em relação às minhas chances, já que tenho experiência em hotelaria mas não na área de Room Service. Isso realmente pesa na hora da companhia te aprovar ou não? Espero que possa me ajudar com essas dúvidas.

    Ah! E to curiosa para ler sobre sua rotina de trabalho! Você pretende postar algo sobre isso?!

    Bjo

    Marla

    ResponderExcluir