quinta-feira, 8 de julho de 2010

Quero ser tripulante. E agora?

Como todo marinheiro de primeira viagem, eu já tive muitas dúvidas a respeito do trabalho no navio.

Como toda experiência nova, causa muita curiosidade e ansiedade em querer saber tudo como realmente é.

Mas só vivenciando para saber tudo.

Pensando nisso, vou dar umas dicas e falar sobre a pré-seleção para quem tem o mesmo interesse em embarcar.

Começando pelas agências. Aqui em Santos tem duas, a Infinity e a Fatto.

Vou falar principalmente da Infinity, que é a empresa pela qual eu fui selecionada, mas para ambas as pré-seleções e cursos são praticamente os mesmos. A única diferença é que na Fatto primeiro você faz o treinamento, os exames e deixa tudo pronto, para depois fazer a entrevista final.

Vou organizar as dúvidas mais frequentes por tópicos de perguntas.

1º Quem pode participar?

Existem alguns requisitos principais para poder participar da entrevista com a empresa. São eles: inglês fluente (ou um bom entendimento do mesmo), alguma experiência nas áreas de trabalho do navio (ex.: restaurante, cleaner, housekeeping), ter vontade de aprender e estar disposto a ficar 9 meses longe de tudo e ter 18 anos (21 para empresas americanas).

2º Pessoas do Brasil todo podem participar?

Sim. A pessoa tem que ir até o local da entrevista e dos cursos, que são todos aqui em Santos. Com isso a pessoa tem que bancar a própria estadia, alimentação e transporte.

3º Quais são os documentos necessários para a inscrição?

Currículo em inglês (caso não tenha é só justificar), carta de referência (caso já tenha trabalhado), certificados de cursos extracurriculares (não obrigatório), cópia do passaporte, antecedentes criminais e foto. Em geral são esses documentos, mais se necessitar de mais algum a empresa avisará.

4º Após a entrevista quais os procedimentos?

Após a primeira entrevista com a empresa, eles vão analisar e encaminhar a pessoa selecionada para a companhia que tem o seu perfil e que precisem de pessoas na área em que você atua. Eu fui selecionada para a Costa Cruises na área de Buffet e Restaurante, então tive que fazer um curso sobre essa área para aprimorar meu conhecimento para a entrevista final com a companhia. Cada área tem seu curso.

5º O que é STCW? É obrigatório?

Mais conhecido como curso de segurança, o STCW tem sua composição estabelecida pela Autoridade Marítima Brasileira a qual define como propósito geral: qualificar o aluno não-tripulante, para tarefas a bordo de navios de passageiros, dando-lhe conhecimentos básicos sobre medidas de segurança a bordo. O porte do Certificado STCW é obrigatório para todos os candidatos a uma vaga para embarque em Navios de Cruzeiros que navegam na costa brasileira.

6º Quais os exames médicos necessários para embarcar?

Basicamente os exames médicos são iguais para todos os navios. Quando você for selecionado pela companhia, a mesma passará a relação de todos.

7º Quais os roteiros possíveis?

Os navios passam por quase todas as regiões do mundo, mas em geral os roteiros são separados por áreas. Tem a costa brasileira, em que alguns roteiros os navios descem até Buenos Aires; Europa; Ásia; África; Oceania e os roteiros americanos, que vão desde a costa leste e oeste dos EUA até o Caribe.

8º Quanto tempo dura o contrato ou a temporada?

Isso também varia de companhia pra companhia, mais em geral são de 7 a 9 meses que você fica embarcado trabalhando.

9º Os salários são pagos em dólar ou euro ?

Pelo o que sei, a maioria das companhias pagam em dólar. Uma ou outra que paga em euro. Vou verificar e depois comento aqui.

10º Quem já tem faculdade e uma profissão também pode embarcar?

Com certeza! Quem já tem uma faculdade na área de turismo, administração, educação física ou outras que envolvem cargos que tenham no navio ou uma profissão como cabeleireiros, manicures, etc. têm uma grande vantagem, pois já vão pro navio na área em que atuam ou que já tenha certa experiência, o que aumenta as chances de um salário bem melhor.


Espero ter esclarecido as maiores dúvidas em relação ao processo de embarque. Depois vou fazer outro post sobre vida a bordo, tirando as dúvidas sobre alimentação, a vida no navio, as cabines, o que levar, etc.

Quem tiver alguma dúvida é só me mandar um e-mail que eu responderei.

Obrigada pelas visitas!

Beijos


BlogBlogs.Com.Br

3 comentários:

  1. olá camila. no e-mail de resposta da infinity em que eles dizem se você foi aprovado, ou não, você já havia sido indicada a bar e restaurante?

    ResponderExcluir
  2. Ola Camila,estou precisando muito de sua ajuda.Trabalhei de clianer durante 2 anos na Australia,voltando ao Brasil nao consigo trabalho.O que eu gostaria de saber e se posso fazer o curso p trabalhar em navio,pois tenho 48 anos e tudo se torna mais dificil..please me ajude...sandra..meu e-mail...sandrinhateodoro@live.com.au.....muito obrigado

    ResponderExcluir
  3. Oláá Camila!! ADOREI seu blog!!! As informaçoes foram muito uteis! Continue postando sempre que der... =D
    estou adorando tudoo....hehehe.....sucesso,boa sorte e Deus abençoe! Bjitos

    ResponderExcluir